24 de setembro de 2013

Definição: Resenha!!

     Oiii galerinha, como vocês estão? Então como já havia dito, este blog terá de tudo um pouco hehe! Hoje eu vim para dar a definição de resenha, sabem o que é? Pois então, algo que faço muito e recomendo ler antes a resenha da obra, (que normalmente fica na parte de trás do livro), lá contém um resumo, no qual é uma breve ideia que você terá da obra. Abaixo está a definição para vocês saberem!


  • Resenha: É uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição a respeito de acontecimentos culturais (como uma feira de livros, por exemplo) ou de obras (cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), com o objetivo de apresentar o objeto (acontecimento ou obras), de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na integra. Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento (de verdade ou de valor).
     Há também:
  • Resenha Descritiva: É o caso dos resumos de livros técnicos, também chamada de resenha técnica ou cientifica. A apreciação, ou o julgamento em uma resenha descritiva julga as idéias do autor, a consistência e a pertinência de suas colocações, ao longo da descrição da obra, ou seja, trata-se de um julgamento de verdade.
  • Resenha Crítica ou Opinativa: Nesse tipo de resenha o conteúdo apresentado é um pouco mais detalhado do que na resenha descritiva, pois os critérios de julgamento são de valor, de beleza da forma, estilo do objeto (acontecimento ou obra). A exploração um pouco maior dos detalhes ocorre devido à necessidade de que o autor da resenha fundamente suas críticas, sejam elas positivas ou negativas, utilizando outros autores que trabalharam o mesmo tema.
     Vocês sabia que para a resenha havia tantas opções? haha para mim era só um resumo atrás de um livro, agora sei que é muito mais que isso! Gostaram? Espero que sim!!! Beijossss

Nenhum comentário:

Postar um comentário